Fundada em 2002, a chancela editorial da Universidade do Porto tem vindo a afirmar-se pelo trabalho de apoio à produção e divulgação de conhecimento científico através da publicação de originais de elevado mérito, reconhecido por pares em todos os domínios científicos. Tendo passado por várias designações que marcam diferentes períodos do seu desenvolvimento (Editora UP, U.Porto Editorial e U.Porto Edições), a Editora assume, em finais de 2019, a designação U.Porto Press / Editora da Universidade do Porto, dando expressão a um movimento de expansão internacional, de fixação de coleções que respondem a objetivos estratégicos redefinidos, de protocolização de parcerias com as 14 faculdades, a Porto Business School e os 49 centros de investigação da Universidade do Porto e de disponibilização ao público de livros em suporte de papel e/ou digital através de um site de venda direta.